quinta-feira, 22 de maio de 2014

5 chás que derretem gordura

Chegou aqui atraído pelo título da matéria né?! Sem problemas, quem que não quer um chá que queime nossas gordurinhas? Infelizmente esses chás milagrosos não existem, mas baseado numa matéria que li recentemente vou explicar como esses chás citados agem!


A matéria é a mesma que publicarei abaixo, prestem atenção nos itens marcados em vermelho:



5 Chás que DERRETEM a gordura 

(...) "um "empurrãozinho” para quem deseja emagrecer, hoje daremos 5 opções de chás que ajudam a derreter a gordura.
      1. Chá de hibisco:
Ele ajuda a reduzir a gordura e a retenção de líquidos. Combate os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce.
     2. Chá branco:
Ele elimina o inchaço e reduz a absorção da gordura dos alimentos. Diminui o colesterol ruim (LDL) e fortalece veias e artérias.
     3. Chá vermelho:
Esse tem o poder da vitamina C. Combate o inchaço, diminui a fome e queima calorias. É rico em vitamina C, sais minerais e cafeína, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a perda de peso.
     4. Dente de leão – Diurético:
Esse chá tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido. Ele também melhora o funcionamento do intestino.
     5. Chá de alecrim:
O alecrim ajuda no funcionamento do sistema digestivo e, de quebra, seca a gordura da barriga.


Agora vamos ser claros, não existe substância que faça "secar a barriga, derreter gordura, queimar calorias" milagrosamente, caso se alimente em excesso.

Analisando os chás citados na matéria, cruamente suas funções são:
1. Chá de hibisco: diurético
2. Chá branco: diurético
3. Chá vermelho: diurético e levemente termogênico
4. Chá de dente de leão: diurético
5. Chá de alecrim: diurético e funcionamento do intestino

Obviamente todos os chás citados acima, tem outras características benéficas ao organismo, mas o que me preocupa é o modo pelo qual a matéria passa uma idéia errada e mentirosa de que tomar esses chás pode te fazer a vir perder peso.

Nos comentários da matéria no outro blog vi pessoas falando que estavam tomando os 5 tipos de chás concomitantemente, outras com doenças crônicas acreditando que o chá ajudaria queimar facilmente o excesso de gordura.

O que os citados têm em comum é seu efeito diurético, algumas mulheres têm problema com retenção de líquidos, então pode a ajudar a diminuir o edema (inchaço) nessas mulheres.

As pessoas se alegram com a possibilidade de emagrecer facilmente, mas a regra para perda de peso é clara, Arnaldo. Vamos exemplificar: você ingere uma refeição com 300 calorias, se durante o seu dia você não gastar essas 300 calorias (em atividades diárias, esportes), essa energia vai ser acumulada sob forma de gordura nos tecidos.

Essa gordura só será gasta quando em uma outra situação, você requisitá-la num momento que precisa de energia,  e para isso basta exercitar-se regularmente.

Digamos que você esteja em dieta e queira emagrecer, é só fazer as contas, estou gastando mais calorias do que consumo?


ps. existem chás e substâncias termogênicas, que aumentam o metabolismo, mas esse é assunto para outro post. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário