quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Gastrite: o que evitar e o que comer para melhorar o quadro

Oii pessoal! Hoje eu vou falar sobre uma assunto que atinge muita gente, a gastrite!

A gastrite é uma inflamação crônica no estômago, essa inflamação pode acontecer por vários motivos: infecção bacteriana (H.pylori), estresse, uso exagerado de aspirinas ou pode também ser autoimune.

Como temos uma "ferida" no estômago, o ideal é que não se consuma alimentos que mobilizem mais ácido clorídrico (produzido pelo próprio estômago).
O alimento ter sabor ácido ou não, tem pouca importância, a não ser que a boca esteja com feridas, sendo assim, refrigerantes e alimentos cítricos (laranja, uva, limão) não vão causar gastrite (até porque o pH do nosso estômago é naturalmente muito mais ácido que o dessas frutas). Porém, há pessoas que apresentam desconforto quando ingerem alimentos cítricos, mas isto está mais relacionado com a azia, do que com a gastrite em si.
Sendo assim, os alimentos que realmente devem ser evitados, ou melhor, consumidos com moderação, pois aumentam as secreções gástricas e consequentemente pioram o quadro da gastrite são: álcool, carnes, cremes de leite, café ou bebidas com cafeína e condimentos quando em grandes doses. 

O que contribui para a melhora da gastrite então?
Quando dizemos condimentos, vamos abrir aspas para:

- Pimenta, porque diferente do que muitos acreditam, a pimenta não piora a gastrite. Imaginamos que o sabor picante da pimenta, terá efeito semelhante no estômago, mas não. Pequenas quantidades da pimenta, têm função protetora, uma vez que o cápsico, estimula a produção de muco do estômago protegendo a inflamação.
- Açafrão, que se mostrou com capacidade de inibir a instalação da bactéria causadora da gastrite.


Probióticos! Já ouviu falar deles? Como um dos principais motivos da gastrite é a infecção pela bactéria H. pylori, as "bactérias do bem", têm se mostrado eficazes no tratamento da gastrite, elas são encontradas em queijos, Yakult, coalhadas e iogurte.

Por fim, boas praticas alimentares, sem excessos e ricas em verduras, legumes e frutas podem diminuir o risco das complicações da gastrite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário