terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como se organizar para comer melhor

Oi pessoal!

A grande reclamação generalizada é sobre a falta de tempo para preparar coisas saudáveis para comer, e por isto recorrerem a alimentos pré preparados e industrializados, normalmente ricos em gorduras, conservantes, corantes e sódio e pobres em vitaminas, minerais e fibras.

Hoje vou dar início a uma série de dicas de como se organizar para comer melhor no dia a dia.

1. Higienize as frutas e verduras no dia da compra.


Alguns motivos para você fazê-lo no dia da compra:
- Alimentos higienizados duram mais: Quando higienizamos, deixamos os alimentos livre de microrganismos que são maléficos ao nosso organismo, quanto ao alimento, que irão fazer com que ele deteriore mais rápido, mesmo com refrigeração.
- Você evita "perder o tempo" tendo que lava-las na hora da sua refeição.

2. Faça você mesmo alimentos prontos congelados


Já ouviu alguém dizer: "quem cozinha pra um, cozinha pra 10" ? Tenha você mesmo seus alimentos pré-preparados, porém, sem o excesso de sódio, gordura, conservantes e corantes. Por exemplo, na segunda-feira eu faço almoço, porém cozinho carne de panela com caldo em grande quantidade. Separo as porções, a que vai ser consumida no dia e as que serão consumidas durante a semana. No dia que eu for consumir o alimento congelado descongelo no microondas e pronto.Sopas e ensopados podem ser congelados.

Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, limpas e secas, na quantidade a ser consumida em uma refeição (nunca descongele para pegar uma parte e congele novamente), em seguida coloque a embalagem do alimento pronto em cima de um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer ou congelador.

No caso de alimentos com bastante caldo ou água, nunca encha o pote até o limite, deixe um espaço de mais ou menos dois dedos, porque, quando o conteúdo congela, aumenta seu volume e pode quebrar o pote ou até estourar a tampa.

Você pode também congelar polpa das frutas, assim quando for fazer o suco economiza o tempo descascando e preparando.

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, folhas (alface e etc), pudins em geral, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, cremes engrossados com maisena e etc.

Descongelamento: 
Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, sempre com a embalagem adequada.

3. Faça um menu semanal


Para elaborar tenha em mente a variedade. Intercale preparações, por exemplo, se na segunda  comeu carne vermelha, terça-feira será carne branca (frango ou peixe) , num dia um grelhado, no outro um cozido. Varie a forma de fazer arroz, um dia branco, outro dia com legumes, enfim, esse planejamento evita que você caia sempre no "bife, arroz, feijão e alface com tomate" no meio à correria.

Um dia da semana pense no que você pretende cozinhar durante a semana, isso evitará desperdícios, evita também que você vá ao mercado e compre produtos que não utilizará. Não precisa ser nada demasiadamente elaborado, é apenas um planejamento.

Por exemplo:

"Segunda e quarta-feira farei filés de peixe, quantos filés preciso?"

O filé de peixe para uma pessoa adulta tem em média 150 gramas, sendo assim se três pessoas forem se alimentar deste filé, duas vezes na semana é só fazer as contas:

150g x 3 (número de pessoas) x 2 (número de vezes na semana) = 900 g de filé de peixe (limpo)

Esses valores são para que se tenha uma base, obviamente ele varia, o valor de 150 g é o padrão, porém se a necessidade proteica do indivíduo for maior, a quantidade de file de peixe também varia. Esses valores servem de referência para você começar, podendo a partir daí adaptá-los segundo suas necessidades, o importante é que assim, sabendo o quanto consome e planejando-se, você evita o desperdício por comprar alimentos em excesso ou mesmo fazer uma quantidade exagerada e acabar jogando fora.

Você pode fazer isso para as carnes, saladas, guarnições e bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário