sexta-feira, 27 de junho de 2014

Coca-Cola

Propaganda é a alma do negócio, quando você consome este refrigerante pensa naquele comercial feliz, bonecos carinhosos, mensagens inspiradoras, esperançosa, inocência, felicidade e uma garotada estilosa bebendo felizes da vida. Ela tem como seus principais componentes o xarope de milho, cafeína, ácido fosfórico, sulfito de amônia e 11 colheres de açúcar em cada 600 ml.  Vamos falar sobre estes ingredientes:

A cafeína, tem a capacidade de inibir  absorção do Ferro, então se você está comendo um suculento bife de carne vermelha, acompanhado de um belo copo de Coca-Cola, pode ter certeza, grande parte do ferro contido naquela carne não será absorvido devido ao refrigerante.

O ácido fosfórico tem a característica de reagir com o cálcio que está no seu intestino proveniente de outros alimentos, formando um composto que não é disponível pro seu organismo, como o organismo não consegue absorver, o cálcio acaba sendo excretado pelas fezes. Isso aumenta a deficiência de cálcio no organismo e aumenta as chances de desenvolver osteoporose!

O sulfito de amônia é um corante caramelo (apesar do nome, na verdade é de um marrom avermelhado), usado em refrigerantes como Pepsi, Coca-Cola e outros alimentos, pode estar contaminado com dois produtos químicos causadores de câncer e deve ser proibido, de acordo com uma petição de regulamentação apresentada pelo Center for Science in the Public Interest - Centro para Ciência no Interesse Público - (CSPI), dos Estados Unidos. A quantidade de 11 colheres de açúcar praticamente alcança a necessidade diária de carboidratos (açúcares)  um indivíduo! (*)

As 11 colheres de açúcar em 600 ml de refrigerante (facilmente consumido por grande parte da população durante o dia), fica camuflado, você não percebe essa quantidade de açúcar na bebida devido ao ácido fosfórico. Lembrando que a quantidade recomendada por dia de açúcar (este de mesa, branco), é de apenas 3 colheres. Esse também é o grande responsável pelas celulites, porque como é extremamente rico em açúcar e consequentemente calórico, leva ao acúmulo de gordura corporal.

Ou seja, tem substâncias artificiais prejudiciais à saúde, com valor nutricional quase nulo, e ainda impede a absorção de outros nutrientes.

A Coca-Cola Zero e Light, não são opções mais saudáveis, porque apesar de não terem tantas calorias porque têm menor quantidade de açúcar na composição, continuam tendo sulfito de amônia, ácido fosfórico e cafeína, que vão prejudicar a absorção dos nutrientes da sua refeição.

* fonte:
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/15253/ciencia-e-tecnologia/cientistas-apontam-risco-no-consumo-do-corante-caramelo-usado-em-refrigerantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário